Preço de passagens aéreas: 6 lógicas que alteram os valores

Preço de passagens aéreas: 6 lógicas que alteram os valores

Com o aumento de viagens corporativas, empresas têm buscado formas de gerenciar os deslocamentos de profissionais e reduzir os custos de tarifas aéreas. Mas como conseguir os melhores preços de passagens?

Ao pesquisarmos por preços de passagens aéreas na Internet, em horários ou sites diferentes, é provável que encontremos uma variação – muitas vezes bem significativa – de valores para um mesmo destino. Essa instabilidade nos valores dos voos afetam, principalmente, as empresas, resultando em custos elevados com as viagens corporativas.

São reuniões, eventos periódicos, visitas às filiais e tantos outros compromissos profissionais necessários, que as viagens a negócios têm se tornado uma das maiores despesas dentro das empresas e organizações. E com isso,  vem o desafio dos CEO’s e gerentes de vendas, junto aos seus gestores de viagens e secretárias, em encontrar soluções e estratégias para uma gestão de viagens eficiente, mantendo os gastos sob controle.

Mas qual o segredo para encontrar a melhor tarifa em uma viagem corporativa? Existem dias e horários certos? Comprar passagem no aeroporto é mais barato?

São inúmeros questionamentos que podem surgir no momento de adquirir as passagens aéreas. Em alguns casos, como quando há compromissos de última hora, a situação pode ser ainda mais complexa, por conta dos preços elevados reservados aos últimos assentos. Por este motivo, é importante que a empresa tenha um planejamento e uma política de viagens bem definida, focando na redução desses custos.

Além disso, é possível alcançar maior economia nas viagens corporativas seguindo alguns passos. Confira abaixo 6 lógicas que separamos para você ficar olho na hora de consultar os preços de passagens aéreas:

Preço de passagens aéreas

Fique de olho em itens que influenciam preço de passagens aéreas

1. Comprar passagens aéreas com antecedência

Uma das principais ações que podem impactar fortemente nos valores das passagens aéreas é a antecipação na compra do bilhete. Contudo, algumas empresas não costumam colocá-la em prática, deixando para última hora e pagando mais caro pela viagem.

O melhor a se fazer é comprar as passagens aéreas com, no mínimo, 10 dias de antecedência, evitando a cobrança de valores altos por parte das companhias aéreas. E isso só será possível com um bom planejamento do responsável pelas compras das passagens na empresa, alinhado aos demais profissionais que realizarão as viagens a negócios.

2. Monitore os valores das passagens 

A vantagem de manter uma planejamento de viagens dentro da empresa é poder monitorar os valores nos sites de agências e companhias aéreas. Com as datas definidas – ou um período já no radar -, é possível buscar e analisar meses antes as melhores tarifas aéreas.

Neste método, pode-se também criar alertas de preços, e assim, ficar por dentro das alterações dos valores para o período definido, fechando a melhor tarifa para a sua viagem corporativa.

3. Cadastre a empresa em programas de milhas aéreas

Quando as viagens ocorrem com muita frequência, os programas de milhas podem garantir inúmeras vantagens na hora de adquirir a passagem. Esse programas são idealizados pelas próprias companhias aéreas e funcionam num método cumulativo, em que os pontos são adquiridos por meio de viagens feitas durante todo o período do programa. Durante as ações promocionais, as companhias permitem que esses pontos sejam trocados por trechos, resultando em grandes descontos nas passagens.

4. Feche acordos com as companhias aéreas e fornecedores

É importante que os gestores de viagens ou secretárias responsáveis pelas compras das passagens mantenham um bom relacionamento com as companhias aéreas ou seus fornecedores. Assim, fica mais fácil negociar as melhores tarifas para as viagens realizadas com os profissionais da empresa.

Após definir as datas, informe os agentes sobre as necessidades de compra e mantenha um follow up constante, visando adquirir tarifas especiais para as viagens corporativas.

5. Defina e revise as políticas de viagens

Uma política de viagem mal executada dentro da empresa pode inviabilizar viagens importantes de negócios. Por isso, é recomendável que este processo seja feito por pessoas especializadas no mercado de viagem, junto aos gestores de viagem, agentes e profissionais que estão sempre se deslocando em nome da empresa. A política de viagens ajudará a definir os limites de todos os gastos com as viagens corporativas, incluindo as passagens aéreas.

6. Conte com uma empresa de gestão de viagens corporativas

É possível também contar com o auxílio de empresas de gestão de viagens corporativas totalmente automatizadas, que fornecem sem complicações informações sobre destinos mais buscados, custos de viagens, número de viagens realizadas e todas as demais informações necessárias por meio de ferramenta online de self-ticketing. Assim é com a Emporium Travel.

Além de reduzir as burocracias no trabalho, essa é uma opção que pode gerar economia para empresas que possuem um número frequente de viajantes, além de comprimir as possíveis falhas de uma gestão manual.

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