Redução de Custos e Viagens Corporativas

Redução de Custos e Viagens Corporativas

Crise econômica pode ser momento ideal para melhorar a gestão de viagens corporativas, com investimento estratégico e redução de custos

Em época de crise os gestores precisam trabalhar ainda mais e buscarem soluções estratégicas e criativas para poder atrair mais negócios, ao mesmo tempo em que cortam custos onde é possível e necessário. Uma pesquisa da Alagev realizada com as 1100 maiores empresas atuantes no Brasil revelou que 61,5% delas faria redução no budget de viagens corporativas em 2015 e 23% delas manteria os mesmos recursos que no ano passado. Mas, calma, calma, isso não significa que elas estão todas arriscando abrir mão de viagens importantes de negócio só para economizar.

Segundo a Abracorp, suas associadas no setor de viagens corporativas apresentaram crescimento de 7,8% no primeiro semestre deste ano, 2015, em comparação ao mesmo período no ano passado. O que esses dois dados aparentemente conflitantes podem significar é que as empresas estão, na prática, tentando gerir melhor seus recursos para viagens corporativas.

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O que a associação sugere, em entrevista para a revista Hosteltur, é que o trabalho das agências de viagens pode ter se tornado ainda mais importante para as empresas brasileiras em um cenário onde a redução de custos virou expressão imperativa. A questão é que as empresas precisam viajar mais para fomentar mais negócios e gerar mais crescimento. O problema é que muitas delas acabam notando a necessidade de reestruturar sua gestão de viagens corporativas e adotar medidas mais estratégicas.

expertise das agências de viagens, portanto, acaba sendo a melhor opção encontrada por essas empresas para estabelecer uma gestão de viagens corporativas mais madura e centrada em suas necessidades. Elas investem no curto prazo para:

  1. Gerar mais negócios e;
  2. Para economizar no longo prazo.

As ações das empresas que optam pelo trabalho das agências para cuidarem da gestão de viagens corporativas quase sempre está focada em automatizar os processos (e torná-los mais ágeis), terceirizar o serviço para uma gestão altamente capacitada em oferecer resultados, garantir melhores contratos, envolver as pessoas do time corporativo, além de conhecer o emprego dos recursos e reduzir as despesas desnecessárias. Conhecer custos, envolver pessoas, automatizar processos, terceirizar, renegociar contratos e prevenir perdas: são, afinal, seis das oito estratégias apresentados pela Revista Infomoney, em agosto, para as empresas que pretendem reduzir custos em períodos de crise.

Se analisarmos bem, faz todo sentido que as agências de viagens estejam sendo mais requisitadas pelas empresas intencionadas na redução de custos. A gestão correta de seus recursos é garantia de não comprometer as viagens importantes e negócios decisivos para a empresa e, claro, tudo com visibilidade e percepção clínica de onde é possível economizar.

Para uma gestão de viagens corporativas funcionar é preciso que a empresa possua um grande conhecimento sobre os processos internos, o que nem sempre acontece. Fora isso, a política de viagens precisa ser bastante precisa sobre as necessidades da empresa e seu alcance deve ser pontual para todo o grupo de colaboradores. Muitas vezes os maus hábitos no agendamento já viraram tão rotineiros que é preciso uma pessoa de fora, ou uma agência, no caso, para entender as melhorias possíveis e implementá-las sem gerar desgastes entre o grupo de profissionais. A agência consegue atuar observando todo o cenário e modificações possíveis e ainda comunicar a política gerando um grande engajamento dos funcionários. A análise constante de relatórios e do perfil da empresa, o entendimento das viagens necessárias e desnecessárias e a experiência em adotar soluções criativas para que a política se torne uma rotina horizontalizada são métodos que uma agência de viagem não hesitará em adotar para promover a redução de custos. E é esse planejamento: antes, durante e após os processos que distingue as empresas em momentos de crise, como já falamos, e que pode sinalizar aquelas que naufragam ou as que se elevam nesses momentos críticos para uns, e de oportunidade para outros.

A Emporium Travel está acostumada a “desafogar” empresas em momentos de crise, apostando em viagens que tem tudo para dar certo e evitando as que podem encontrar alternativas mais econômicas gerando a mesma solução. Sabemos que é importante discernir as viagens que são custo daquelas que são investimento e aplicamos a solução certeira para a empresa não apenas garantir a redução de custos durante a crise, mas crescer enquanto a crise ocorre. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar! Nosso contato é (11) 5090-3838 ou, pelo e-mail: comercial@emporiumtravel.com.br

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