Reembolso de passagem aérea garante economia se você alterar ou cancelar seu voo
A resolução da Anac que regula a questão de cancelamento (Portaria 676/2000) determina que, se o passageiro cancelar o bilhete aéreo, ele deve pagar uma taxa de 10% como multa ou US$ 25 dólares – isso quando não há o reembolso de passagem aérea assegurado. No entanto, a portaria deixa uma brecha quando a tarifa for promocional.
Neste caso, quem sai perdendo é o passageiro porque em alguns tipos de passagem não compensa a remarcação, ou porque a taxa de cancelamento é alta ou porque a tarifa apenas determina a viagem para um par de cidades específicos.
Você já deve ter passado por isso
Uma parcela dos voos comercializados pelas companhias é considerado promocional e em alguns casos as empresas chegam a cobrar 60% do valor da passagem de taxa. Veja este caso real onde houve multa de cancelamento e no-show (não comparecimento no dia do embarque):
Valor da passagem: R$ 349,90
Taxas de Embarque: R$ 61,09
Multa de cancelamento 60%: 209,94
Valor do bilhete menos multa: R$ 139,96
Taxa de embarque um trecho: R$ 26,10
Valor total: R$ 166,06
Multa de no-show: R$ 200,00
Saldo negativo: R$ 33,94
Cenário abusivo
As empresas aéreas consideram que a taxa de cancelamento ou reembolso de passagem aérea serve para reduzir o prejuízo causado pelo não embarque do passageiro. Uma vez que os assentos são “perecíveis”, a cia aérea não consegue repor em caso de cancelamento.
Desta forma, diante deste cenário, o cliente pode encontrar as mais diversas respostas. Uma das saídas é buscar um serviço especializado que viabilize o dinheiro do cliente.
Recuperamos o seu dinheiro
Se você acredita que foi prejudicado pela cia aérea, nós podemos te ajudar. Enviar detalhes do seu voo a nós leva apenas 3 minutos.
Preencha o formulário, este é o primeiro passo! Depois nós encaminharemos as informações para uma equipe de advogados especializados que, então, as levarão ao tribunal para você.
Se o seu pedido for bem sucedido na justiça, serão cobrados apenas os custos e honorários dos profissionais. Assim, não haverá cobrança de qualquer taxa que não tenha sido acordada previamente com o cliente.