A partir do mês de Abril às bagagens de mão passarão por uma fiscalização mais rígida.
As regras de fiscalização de bagagens não são novidades nos aeroportos brasileiros. Desde de 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicou uma regulamentação em diversos serviços prestados pelas companhias aéreas.
Parte da nova normativa publicada em 2017, informava sobre a cobrança de bagagens despachadas. Foi a partir desta regulamentação, que as companhias passaram a disponibilizar gratuitamente a mala de mão com o peso de no máximo 10kg.
Mas foi apenas em Abril, que o tamanho das bagagens de mão passou a ser realmente fiscalizado. Diversos aeroportos já adotaram essas medidas para que as maletas, bolsas e afins sejam verificadas, antes mesmo de passar pelo raio-x.
A previsão é que até 13 de maio todos os aeroportos estejam seguindo este padrão. O cronograma de implementação desta regra está sendo por etapas nos aeroportos. A primeira etapa começou em 10 de abril, onde os passageiros foram orientados sobre as regras nos seguintes aeroportos: Juscelino Kubitschek (Brasília); Afonso Pena (Curitiba); Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal). Hoje, 25 de abril, termina o período de orientação e entra em vigor a triagem das bagagens e obrigação de despacho das que estiverem fora do padrão.
O segundo grupo de aeroportos começou no dia 17 de abril, Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife), Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém); e no próximo dia 2 de maio terá início a triagem.
O terceiro grupo envolverá os aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Internacional de São Paulo (Guarulhos), RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). A orientação começou em 24 de abril, e em 13 de maio terá início a triagem das malas de mão.
Medidas estabelecidas para a bagagem de mão
Antes do estabelecimento dessas normas, não havia um tamanho de bagagem de mão determinado para cada passageiro; cada companhia aérea possuía sua política de tamanho para o carregamento.
A regras individuais interferiam nos trajetos dos viajantes, que mesmo se tivessem uma mala que se enquadrava no tamanho da companhia X, não poderia viajar na companhia Y, visto que as proporções não eram padronizadas.
Entretanto, a partir de agora haverá uma padronização nos tamanhos praticados por todas as companhias. Essa medida visa facilitar a vida do passageiro, além de trazer agilidade no tempo de embarque para os voos.
As companhias aéreas seguirão os padrões de malas internacionais, apresentado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A bagagem deve ter até 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade – incluindo alça, bolsos e rodinhas e até 10Kg.
Caso as malas não estejam de acordo com esse padrão, o usuário deverá se dirigir ao balcão de check-in e pagar a tarifa da companhia para despachar a mala.
O que pode ser levado na bagagem de mão
As companhias aéreas permitem juntamente com a bagagem de mão, um objeto de uso pessoal. Que pode ser, uma bolsa, mochila, pasta de trabalho, bolsa de crianças ou uma sacola com objetos adquiridos nas lojas do aeroporto e Free Shops.
O volume do objeto pessoal é de no máximo, 45 centímetros de largura, 35 centímetros de altura e 20 centímetros de profundidade, para a maioria das empresas. Mas sempre verifique as medidas antes de viajar.
Já nos objetos que podem ser levados a bordo estão, aparelhos de barbear e tesouras arredondadas com lâmina inferior a 6 centímetros; lapiseiras e canetas tinteiro de até 15 centímetros; um isqueiro (com gás ou fluido) por passageiro.
Apenas em voos domésticos, é permitido no máximo cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%, bem como até quatro unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 mililitros ou 300 gramas.
Em relação aos voos internacionais, a medida de verificação de bagagem não está sendo aplicada. Isso porque no momento o foco maior está apenas em voos domésticos.