O uso do cartão corporativo para alimentação nas viagens a negócios pode auxiliar na gestão financeira da empresa; veja como!
Com o mercado cada vez mais competitivo, manter a qualidade e o bom desempenho nas operações e serviços é, hoje, o grande desafio das empresas. Afinal, há uma busca, constante, por estratégias que auxiliem no alcance das metas. Entre as principais ações estão as viagens corporativas – e o cartão corporativo.
Isso porque são tantos detalhes envolvidos em um deslocamento… E que vão além dos assuntos de negócios, como a reserva de passagens, hotéis e alimentação. Portanto, é preciso manter o controle dos pontos, principalmente financeiro.
Durante uma viagem, qualquer tipo de gasto que o funcionário tenha relacionado ao trabalho, como almoços ou jantares com clientes/prospects, devem ser apresentados em seu retorno para a prestação de contas. Em alguns casos, até reembolso. Então, qualquer divergência pode causar transtornos e dores de cabeça à empresa e ao colaborador.
É por isso que o uso do cartão corporativo para alimentação durante as viagens têm se tornado cada vez mais frequente. Afinal, proporciona mais segurança e praticidade nos processos orçamentários.
Como funciona o cartão corporativo?
O cartão corporativo é utilizado exclusivamente por empresas, possuindo as mesmas funções de um cartão de crédito e débito de pessoa física.
Seu uso está direcionado, exclusivamente, à cobertura de gastos relacionados ao trabalho. Ou seja, viagens, almoços de colaboradores ou compras de materiais. E todas as transações são debitadas diretamente da conta empresarial.
Independente do porte, usar o cartão corporativo para nas viagens a negócios pode trazer inúmeras vantagens à empresa. Além disso, proporciona maior controle financeiro sob os gastos durante o deslocamento do funcionário.
Confira 5 razões para utilizar o cartão corporativo para alimentação nas viagens:
-
Controle do fluxo de caixa
Com os gastos da viagem corporativa vinculados a uma única conta, o pagamento das despesas e análise de cada transação se torna ainda mais simples. Isso resulta na otimização do tempo e obtenção de dados mais claros para manter o controle e atualização do fluxo de caixa da empresa. Assim, separa-se aquilo que foi utilizado para alimentação e o que foi destinado à outras ações.
-
Centralização de contas
Um dos grandes desafios das empresas é manter a gestão financeira em ordem, principalmente quando os gastos são feitos em diferentes contas ou cartões. O uso do cartão corporativo para alimentação nas viagens centralizará esses custos num único extrato, simplificando a visualização e justificativa de cada transação.
-
Flexibilidade no pagamento
Grande parte das empresas optam por fornecer uma quantia “x” ao colaborador no ato da viagem, exclusivo para a sua alimentação. Porém, dependendo do momento, esses valores podem alterar o fluxo de caixa. Com um cartão corporativo habilitado para as funções débito e crédito, você terá mais flexibilidade para se organizar com os gastos e prazos dos pagamentos de cada compra.
-
Mais segurança
Em uma viagem corporativa, é preciso estar atento aos riscos e segurança dos colaboradores. Um cartão corporativo trará mais segurança e tranquilidade ao profissional durante a sua estadia em um local desconhecido. Assim, seu viajante não terá a preocupação de caminhar com uma quantia em dinheiro ou cheques.
-
Planejamento financeiro
Todos os custos de uma viagem corporativa, incluindo alimentação, devem ser apresentados no planejamento financeiro da empresa. Com o cartão corporativo, esses dados serão exibidos com mais exatidão, mostrando como e onde ocorreu cada transação, auxiliando também na tomada de decisões em viagens futuras.
São muitos os benefícios do uso do cartão corporativo para alimentação durante uma viagem a negócios. Por isso, a prática deve ser levada em consideração pelos gestores de viagens e apresentadas às empresas como uma forma de otimizar a experiência e aprimorar o controle das despesas, permitindo um melhor gerenciamento dos gastos.
Diminua as burocracias com reembolsos e prestações de contas e proporcione mais independência aos colaboradores durante as viagens corporativas!