O mundo corporativo está sujeito a imprevistos que podem afetar viagens já programadas. Descubra as melhores formas de antecipar o voo!
Quem faz parte do universo corporativo sabe que imprevistos ou compromissos de última hora podem surgir a todo instante. São reuniões emergenciais, alteração na agenda do cliente, problemas internos… E diversos outros motivos que podem afetar o cronograma executivo, fazendo com que uma viagem já programada tenha que ser antecipada. Mas o que fazer quando as passagens aéreas já foram emitidas? É possível antecipar o voo?
Essa é uma situação bastante comum nas companhias aéreas. Por este motivo, as principais empresas de voos já contam com procedimentos exclusivos para dar suporte aos passageiros que precisam antecipar a data da sua viagem.
O processo de antecipação do voo varia de companhia para companhia. E para esclarecer melhor o procedimento de cada uma, preparamos uma guia prático e completo com as principais empresas aéreas do país. Confira abaixo e não perca os compromissos profissionais:
Antecipar o voo da LATAM
Voos nacionais
A LATAM Airlines Brasil permite que apenas os passageiros que fizerem o check-in on-line antecipem seus voos nacionais. Portanto, caso as passagens das viagens a negócios sejam emitidas pela LATAM, opte sempre pelo check-in online, garantindo a possibilidade de antecipação quando necessário.
O processo é realizado integralmente pelo site da companhia aérea, sendo necessário informar o número do e-ticket, código de reserva e nome e sobrenome. Lembrando que, só é possível antecipar voos na LATAM com a mesma data e os mesmos aeroportos de origem e destino, sem alterar o trajeto original.
Voos internacionais
Em caso de voos internacionais, a antecipação deve ser feita diretamente no totem de autoatendimento da empresa, no aeroporto de embarque.
A antecipação na companhia não é permitida quando:
- A data desejada for diferente do voo original;
- Os voos são operados pela LATAM Airlines Paraguay, LATAM Airlines Group ou empresas parceiras;
- O passageiro for menor de 12 anos e estiver embarcando sem o responsável;
- O passageiro tenha que transportar animais no compartimento de carga;
- O aeroporto de origem e destino sejam diferentes do voo original,
- O passageiro utilize cadeira de rodas.
Antecipar o voo da GOL
A brasileira GOL Linhas Aéreas Inteligentes permite a antecipação gratuita de voos em até 6 horas do horário original de embarque.
A solicitação deve ser realizada na data da viagem pelo site, aplicativo, totem de autoatendimento ou pelo programa “Conte Comigo”, sem custos adicionais. Também é possível realizar a alteração pelo Call Center da companhia aérea; porém, neste método o passageiro estará sujeito a cobrança da taxa de conveniência.
Clientes Smiles enquadrados na categoria Diamante também têm vantagens especiais na hora de antecipar o voo, podendo solicitar em até 45 minutos antes do horário do voo original. Para isso, basta informar no momento da solicitação o número de identificação Smiles.
Confira algumas regras da companhia:
- Todos os clientes GOL podem antecipar o seu voo, desde que não haja alteração na data do voo original;
- Em voos com conexão, é permitida a alteração de horário apenas do primeiro trecho – lembrando que este deve ser operado pela GOL e não por parceiros;
- Caso haja mais de uma solicitação de alteração para o mesmo bilhete, serão cobradas taxas e diferenças tarifárias,
- A solicitação de antecipação deve ser feita com até 6 horas de antecedência do voo original.
Antecipar o voo da Azul
Assim como a GOL, a Azul Linhas Aéreas permite que o passageiro antecipe a sua passagem em até 6 horas antes do embarque, sem custos. A alteração deve ser solicitada pelo aplicativo da companhia, ou por meio dos balcões nos aeroportos, lojas ou totens de autoatendimento.
Lembre-se: independente da companhia aérea, é necessário verificar a disponibilidade de assentos nos voos desejados.
Precisa antecipar um dia antes ou mais?
Como vimos acima, o processo de antecipação dos voos em até 6h do horário original emitido é bastante simples. Porém, caso seja necessário a antecipação em outra data, o procedimento será mais complexo e, além de paciência, exigirá informação sobre o assunto.
Neste caso, o viajante terá que consultar a disponibilidade de datas e assentos e arcar com os custos da diferença de valor da nova passagem emitida.
Para evitar dores de cabeça e problemas ainda maiores com a antecipação e remarcação da sua viagem corporativa, o ideal é contar com especialistas no assunto, que farão o melhor para a sua empresa.
A Emporium Travel é uma empresa de gestão de viagens corporativas automatizada, que conta com as melhores soluções para as suas viagens a negócios! Como o levantamento de custos de deslocamento, controle das viagens, atendimento emergencial e suporte total ao viajante em casos como este, em que é necessário antecipar a data da viagem.
Reduza as burocracias envolvidas nos processos das viagens corporativas da sua empresa, gerando maior economia no fim do mês e otimizando o tempo investido com a gestão das viagens. Conte com a gente!