Planejamento é fundamental para a sobrevivência das empresas em tempos de crise econômica
Planejamento, efetivamente, não parece coisa de brasileiro; ao menos não para quem nos vê de fora. Lembro-me de ter ido a uma palestra, recentemente, na qual o palestrante brasileiro – executivo de uma grande companhia multinacional – contou que, durante uma reunião com um executivo chinês, foi surpreendido pela seguinte observação:
Vocês brasileiros são engraçados, passam um ano planejando e dez implementando o que planejaram. Na China fazemos o contrário, são dez anos de planejamento e um para implementação do que planejamos; acho que economizamos bem mais, já que somos mais assertivos.
O fato é que planejar-se significa, em última instância, antecipar-se aos problemas prevendo qual atitude tomar em momentos adversos, sem perder tempo (“Time is Money”) e, na hora de colocar a mão na massa, saber exatamente o quê, quando, onde, porquê e de que maneira trabalhar.
Há um provérbio português que diz que o seguro morreu de velho, já o prevenido ainda está vivo. Tudo isso para dizer que se 2015 é um ano de estagnação econômica e medidas não muito benéficas para as empresas, isto não deveria ser uma surpresa para quem esteve de olho na economia ao longo de, pelo menos, 10 anos.
As empresas que perceberam que uma economia não se sustenta em crescimento indefinidamente e planejaram-se, este é um momento de enxugar gastos, trabalhar mais, procurar soluções criativas, mas não de perder o sono. Aqui acho que cabe uma frase que li semana passada no twitter: “Nadar contra a corrente pode agudizar a fadiga; por outro lado ajuda a dormir com mais tranquilidade”.
No entanto, o planejamento dentro de uma empresa precisa acontecer no macro, como citado, observando o mercado a longo prazo, antecipando-se às previsões, sendo mais racionais e menos “místicos” (Sabemos que isso é difícil, somos a nação que rezou para os jogadores da seleção ganharem a Copa, mesmo sabendo que não estavam preparados. Com tristeza e levando sete gols, descobrimos que não têm orixás, santos, deuses ou entidades que nos defendam da falta de planejamento). Mas também, ou principalmente, nas atividades que fazem parte do dia a dia da empresa.
Planejamento e Antecedência de Compra de Passagens Aéreas
Aqui, cabe o planejamento e a antecipação na compra de viagens corporativas. Em levantamento feito pela Emporium Travel com nossos clientes, identificamos o óbvio, mas não menos importante, fato de que quanto mais antecedência na compra menor o preço pago pelas viagens. Com 25 ou 30 dias de antecedência, a economia pode chegar a até 80%! E mesmo com um dia de antecedência, já há a significativa redução de custos de em média 16%.
Planejar-se é um passo importante para a diferenciação, sobrevivência e maturidade em um mercado instável como o brasileiro. É a linha tênue entre as empresas que ficarão para contar história (sobre como se planejar no micro e no macro, por exemplo) e pode começar a ser traçada, imediatamente, pelo planejamento na compra de suas indispensáveis viagens corporativas. Vamos às planilhas?
Nós entendemos de viagens corporativas e queremos ser um canal aberto para sua empresa. Caso você tenha dúvidas sobre este assunto, não deixe de falar com a nossa equipe hoje mesmo, solicite uma visita de nosso representante através do e-mail comercial@emporiumtravel.com.br ou pelo telefone 11 5090-3838.