Agências de viagem online: o que você precisa exigir para não cair em golpe | Emporium – Business Travel

Agências de viagem online: o que você precisa exigir para não cair em golpe

Agências de viagem online: o que você precisa exigir para não cair em golpe

Os casos de fraudes com falsas agências de viagem online crescem a cada dia, por isso, é importante ficar atento à reputação da empresa; confira dicas para não ser parte das estatísticas

É fácil encontrarmos pela Internet notícias de golpes aplicados por falsas agências de viagem online. Os casos de pessoas físicas ou empresas lesadas pelas atraentes – e inexistentes – promoções de passagens aéreas abaixo da média crescem a cada dia. Contudo, chamam a atenção para os cuidados com o fechamento de viagens pela web.

De acordo com Claudio Soutto, sócio da KPMG, “30% das tentativas de compra de passagens pela Internet são fraudulentas”. A declaração, dada durante a realização do Fórum PANROTAS 2018, reforça as estatísticas e a gravidade dos golpes cada vez mais frequentes, aplicados por falsas agências de viagem online.

E o transtorno não é apenas financeiro. Os danos morais e emocionais também afetam gravemente as vítimas de fraudes no turismo. Afinal, são pessoas que tiveram negócios não concretizados, lua de mel cancelada ou férias arruinadas por empresas fantasmas.

Casos de golpe frequentes

No ano passado, um grupo de 129 pessoas, de diversas partes do país, foram vítimas de um golpe aplicado por uma empresa de São Paulo. Esta vendia pacotes de viagem online para Israel pelo valor de R$ 5.800,00.

O golpe foi descoberto quando aqueles que contrataram os pacotes começaram a identificar transações extras não autorizadas na fatura do cartão. Todas feitas em nome da empresa que realizaria a viagem.

Este é apenas um dos muitos casos de golpes aplicados por falsas agências de viagem online. Por isso, antes de contratar qualquer serviço de viagem na Internet, é preciso atentar-se a alguns detalhes importantes sobre a empresa que será fechada.

Agências de viagem online

Em 2017, mais de uma centena de pessoas caiu em golpe de agência de viagem online que vendia pacote para Israel. Essas fazem parte do grupo que cai nas promoções fraudulentas de passagens pela Internet (que correspondem a 30% das tentativas de compras on-line)!

A Emporium Travel – agência de viagens corporativas – preparou uma lista de itens que você precisa exigir para não ser vítima de fraudes na internet. Confira:

  • Verifique os dados da empresa

Antes de mais nada, é importante verificar se a plataforma online de vendas que deseja comprar as passagens também possui um endereço físico e telefones de contato disponíveis no site. Além disso, consulte se o CNPJ da empresa encontra-se ativo na Receita Federal. Isso garante que ela realmente existe.

  • Site blindado

O selo verde ou cadeado, localizado no início do endereço do site (URL), é um modo de identificar que a empresa é segura quanto ao compartilhamento de dados pessoais na hora da compra. Este selo garante que informações, como número de cartão de crédito, CPF e endereço, serão mantidas em sigilo na base de dados da empresa.

  • Presença online

Hoje, com as redes sociais e sites de reclamação, é fácil consultar a reputação de uma empresa. Caso surjam dúvidas com relação aos serviços prestados, procure sobre a empresa em sites de busca, verifique os perfis nas redes sociais. Confira comentários dos seguidores ! Uma dica é, ainda, acessar sites como o “Reclame Aqui”. Em poucos minutos você terá em mãos a avaliação das pessoas sobre suas experiências com a empresa e saberá se deve prosseguir, ou não, com a compra.

  • Comprovante por e-mail

Caso todos os passos acima tenham sido verificados e a compra efetuada, é importante que você receba, em seguida, um comprovante de compra no e-mail. No comprovante deve constar o número do pedido e também os dados da passagem, com o número localizador. Com isso, basta acessar o site da companhia aérea e verificar se a passagem foi emitida corretamente.

Contar com uma agência de viagem física é mais seguro?

Mesmo com todas as facilidades e vantagens que a Internet nos proporciona, quando falamos de viagem, contar com o auxílio de agências físicas ainda é a forma mais segura de não cair em golpes.

O contato direto com profissionais, sem dúvidas, trará mais segurança e tranquilidade na hora de fechar suas viagens corporativas ou a lazer. Além disso, contar com a ajuda de especialistas na área poderá enriquecer ainda mais o roteiro. Assim, você terá maior economia com soluções focadas na diminuição de custos e gastos excessivos com o deslocamento.

Há 10 anos no mercado, a Emporium Travel oferece serviços de qualidade voltados à gestão de viagens corporativas, sendo uma das agências que mais cresce no seu segmento.

Deseja ter uma experiência completa com suas viagens corporativas e ainda obter economia e suporte personalizado? Entre em contato com a gente! Será um prazer tê-lo conosco!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *