O retorno sobre o investimento é uma métrica importante que apresenta a relação entre o lucro e valor investido em uma viagem. Mas como calcular o ROI corretamente?!
Com a instabilidade dos valores praticados entre companhias aéreas, os gestores de viagens se desdobram para garantir o melhor retorno sobre o investimento (ROI) às empresas em suas viagens corporativas.
Por isso, saber como calcular o ROI de uma viagem, é essencial. Apresentando métricas consistentes que justifiquem o investimento do cliente, assim como o rendimento obtido, é de extrema importância! Ainda mais para que a empresa possa visualizar suas conquistas e o alcance de metas em suas ações.
Mas afinal, qual a importância do ROI nas viagens corporativas?
Por trás de toda ação e investimento de uma empresa, há sempre objetivos atrelados à expansão dos negócios. E com a viagem corporativa não é diferente!
Cada dia mais presente nos planejamentos, as viagens corporativas se tornaram uma ferramenta valiosa para gerenciar equipes de outras filiais. Além de reunir-se com clientes distantes, promover produtos e fechar parcerias.
Mas, antes de realizá-las, é preciso convencer a empresa de que esse investimento é, de fato, necessário para alcançar metas. Portanto, é necessário apresentar dados claros e uma perspectiva de retorno em cada viagem. E é exatamente aí que o ROI entra em ação!
As métricas do retorno sobre o investimento (ROI) são extraídas a partir de valores inseridos em uma determinada ação. Com esse cálculo, é possível enxergar os lucros ou prejuízos sob o capital investido, auxiliando em decisões futuras.
Como calcular o ROI de uma viagem corporativa
A fórmula utilizada para a obtenção dessas informações é simples de ser aplicada. Ainda, pode fazer toda a diferença no planejamento das viagens a negócios.
Primeiro, subtraia o lucro obtido do valor de investimento, dividindo então o resultado pelo custo total da viagem. Ficou confuso? Calma. Veja como calcular o ROI da sua viagem facilmente:
Essa é a base para calcular o ROI:
ROI = (Lucro obtido – Custo da viagem) / Custo da viagem
Supondo que o custo da viagem tenha sido de R$ 3.000 e o lucro obtido seja R$ 10.000, teríamos então:
ROI = (10.000 – 3.000) / 3.000
ROI = 2,3
Isso significa que o retorno foi de 2,3 vezes o custo da viagem. Ou seja, de 230% – se apresentado em porcentagem.
Lembrando que, no campo de custo, é preciso conter o valor total investido para a viabilização da viagem corporativa, incluindo:
- Passagens;
- Hospedagem;
- Jantares ou almoços de negócios;
- Alimentação do funcionário;
- Transfers ou táxis.
A influência de uma boa gestão no ROI da viagem corporativa
Gestores de viagem lidam, diariamente, com o desafio de diminuir os altos custos das viagens corporativas. Porém, parte dessa economia está atrelada à organização e planejamento das viagens.
Sem a execução de um planejamento aprofundado, o ROI pode se transformar em transtornos para a empresa. Portanto, quanto antes se planejar uma viagem corporativa, menores serão as chances de imprevistos e perdas. Afinal, por meio do planejamento é possível avaliar os seus reais objetivos e traçar estratégias para alcançá-los,
Isso inclui uma política de viagens bem definida, contendo detalhes sobre o reembolso de despesas dos colaboradores e a prestação de contas sob valores antecipados.
Avalie o intuito de cada viagem e verifique quais realmente terão o potencial de oferecer um ROI atrativo ao fim da missão. Uma possibilidade de retorno baixo demais pode ser um motivo para declinar a viagem e investir os esforços em outra ação.
Conte com especialistas para que seu ROI seja sempre excelente
Com o crescimento no setor de viagens corporativas, as mudanças na área também são constantes. Por isso, é preciso se manter atualizado sobre as novidades e soluções capazes de auxiliar na economia, na otimização de tempo e no aumento de lucros das viagens a negócios.
Com a Emporium Travel, você garante que todos esses recursos sejam aplicados e executados da melhor forma, identificando oportunidades de economia e geração de ROI nas viagens corporativas.
Contamos com uma equipe de consultores especializados no mercado! Também, uma plataforma online que auxilia na emissão de relatórios personalizados das viagens, reservas dos melhores preços e suporte completo.
Um gestor de viagens corporativas precisa manter o olhar sempre à frente, solucionando antecipadamente os problemas! Além de, claro, gerar oportunidades a partir das viagens de seus colaboradores. Portanto, faça sempre suas análises e avalie se os objetivos foram alcançados, ok?!