Agências de viagens corporativas podem auxiliar na demonstração de fluxo de caixa e projeções financeiras da empresa
Seja qual for o tipo de negócio, controlar a entrada e saída dos recursos é essencial para manter a casa em ordem. E quando se trata de viagens corporativas, a prática é ainda mais importante. Afinal, o número de profissionais que se deslocam em nome de suas empresas cresce a cada dia.
São reuniões, eventos, visitas a filiais e diversas outras ações que refletem no aumento das viagens a negócios e, consequentemente, no budget investido.
E para manter o controle dessas despesas – que incluem passagens aéreas, hotéis, alimentação, transfer executivo, etc. -, é preciso justificá-las ao fim de cada mês. Além disso, é necessário que a demonstração de fluxo de caixa esteja atualizada, com todos os dados de custos e receitas geradas no período indicado.
Mas como administrar todos esses pontos e manter uma boa gestão dos recursos, focando na economia e qualidade das viagens?
A expertise e tecnologia utilizada por uma agência de viagens corporativas pode transformar o modo como a sua empresa executa e administra os deslocamentos dos profissionais. Veja como:
O que é demonstração de fluxo de caixa?
Também conhecido como DFC, o demonstrativo de fluxo de caixa serve para controlar a entrada e saída de recursos de uma empresa. É um instrumento essencial de gestão financeira que nos apresenta, de forma clara, todas as movimentações realizadas em ciclos específicos.
Uma demonstração de fluxo de caixa bem definida deve trazer informações contundentes sobre os fins dos recursos. Isso inclui lançamentos, plano de contas, contas a pagar, contas a receber, relatórios e gráficos detalhados.
Esses dados são importantes não apenas para o controle imediato, mas também para o planejamento financeiro e de ações a longo prazo. Deste modo, oferece a possibilidade de avaliar, previamente, a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa.
Fluxo de caixa e viagens corporativas
Devido aos custos envolvidos, que vão da reserva de passagens aos seguros dos colaboradores, as viagens corporativas demandam um alto controle por parte de quem as gerenciam.
O ideal é que todos os deslocamentos sejam definidos e planejados com antecedência. Mas, para isso, é preciso estar atento ao fluxo de caixa, evitando o comprometimento de recursos da empresa.
Além dos custos e receitas fixas, a demonstração de fluxo de caixa deve conter todos os processos da viagem. Esses dados auxiliarão no preparo das próximas viagens e também ajudarão a visualizar o retorno sobre o investimento (ROI) de cada deslocamento, evitando ou minimizando possíveis dificuldades financeiras.
Como uma agência de viagens pode ajudar na demonstração de fluxo de caixa
Algumas empresas de viagens corporativas, como a Emporium Travel, atuam focadas na economia e identificação de oportunidades aos clientes. Com especialistas da área, além de ferramentas avançadas de relatórios e selfbookings, a sua empresa terá ainda mais facilidade na hora de elaborar e controlar o fluxo de caixa.
Através de uma plataforma automatizada, é possível visualizar todos os custos e monitorar informações referentes aos recursos investidos para a viabilização das viagens corporativas, incluindo:
- Passagens aéreas;
- Hospedagem;
- Alimentação;
- Transfer;
- Gastos com almoços ou jantares a negócios.
Com o gerenciamento das viagens, será possível manter a demonstração de fluxo de caixa mais prática e certeira, com dados mensuráveis que podem ser convertidos em melhorias e economia à empresa.
Além disso, você pode contar com o Programa de Redução de Custo Corporativo, que visa reduzir em até 30% os custos de tarifas aéreas e processos das viagens a negócios. Tudo em um único lugar!
Quer enriquecer ainda mais o seu demonstrativo de fluxo de caixa e executar projeções financeiras bem sucedidas, além de gerar economia à sua empresa? Entre em contato com a gente!